cloro, água, saúde, fluor

7 cuidados em relação ao cloro

Cloro: Veneno Cancerígeno

Você pretende vier com uma boa saúde depois dos 50 anos de idade? Caso a resposta for sim, um dos ingredientes mais importantes será o elemento “água”. Utilizamos a água para o nosso dia a dia em quase tudo, como: lavar e cozinhar alimentos, banhar-se, cuidados na limpeza diária e etc. Mas muitos não se importam com o maléfico cloro.

A probabilidade de ter diversos problemas de saúde por usar qualquer tipo de água chega a ser de 90%. Nessa fase de vida após os 50 anos, a saúde estará muito comprometida com os males causados pelo cloro.

Mas o que faremos em relação à isso se somos dependentes dessa água?”

Essa é uma dura realidade em que muitos se acomodam, deixando sempre pra depois o que já era pra ter feito ontem. Existe muitos cuidados para amenizar essa abundância de cloro que está em toda parte, mas não se preocupe, separamos 7 cuidados que te ajudará nessa jornada.

Conheça 7 cuidados fundamentais para você eliminar o cloro:

1 – O cloro na água que bebemos

Como a água é o elemento mais importante para os seres vivos, devemos tomar cuidados diários com a água a qual bebemos, isso é mais que essencial.

Problemas: Pelo excesso de cloro na água, nosso corpo é afetado em diversos pontos, um deles é o colesterol LDL que pode unir-se as suas paredes, levando a aterosclerose, câncer no rim, problemas urinários e outras doenças cardíacas que já são comuns nos dias atuais.

Soluções: É preciso utilizar um purificador ou filtro, trocando periodicamente o refil compatível. Isso diminuirá o cloro do seu dia a dia.

2 – Refeições não podem ser feitas com cloro

“Nós somos o que comemos”, isso faz sentido pra você? Boa parte da água que consumimos está presente nos alimentos do nosso dia a dia. Como o ser humano perde em torno de 2,5 litros de água, temos que recuperar esse líquido não só com água, mas também pelos alimentos que ingerimos.

Problemas: Se utilizamos nas refeições uma certa água (de torneira) que não é nada saudável, logo estaremos colocando cloro no nosso corpo sem percebermos. Muitos não ligam para esse ponto, principalmente quando cozinha arroz, carnes e legumes.

Soluções: Não adianta você tomar água purificada se nos alimentos utilizamos água que contem muito cloro. Por isso é super importante utilizar água filtrada nos alimentos.

3 – Frutas e Legumes devem ser lavadas com água filtrada

Muitas frutas e legumes são consumidos naturalmente, ou seja, nem sempre lavamos antes de consumir, erro grave ao qual devemos tomar muito cuidado.

Problemas: Por o cloro ser uma substância biodegradável (não sai do corpo), existe um grande risco em confiar na água da torneira.

Soluções: O cuidado é o mesmo, se possível utilizar um filtro na entrada da água que abastece a casa é o melhor remédio! Pode-se utilizar um filtro antes da torneira da cozinha, toda água sairá livre do cloro para ser utilizada à vontade!

4 – Livre-se do Cloro na hora do Banho

Nosso costume de tomar banho todos os dias, banhar as crianças, os animais e etc, pode ser algo perigoso. Normalmente a água utilizada é a de saneamento básico, ou seja, a água que contem mais cloro.

Problemas: Nosso corpo fica mais exposto quando estamos no vapor. No banho por exemplo, o vapor da água faz com que o cloro se torne um gás clorofórmio (sua substância de origem) justo no momento onde mais absorvemos as substâncias do ar. Isso causa ressecamento e envelhecimento da pele, tira as vitaminas do cabelo, causa irritação na pele e coceiras no corpo. Isso tudo ao longo prazo nos leva a algumas enfermidades como o câncer de pele entre outras.

Soluções: A melhor forma de combater é utilizando um filtro na caixa d’água ou no chuveiro, com isso vai amenizar muito a quantidade de cloro deixando nossos costumes diários algo mais saudável..

5 – Animais de estimação não merecem água com cloro

Problemas:

Soluções: Sempre ofereça água fresca, limpa e filtrada para seus animais. O mesmo cuidado devemos ter com nossos animais de estimações, aliás, são responsabilidade nossa, certo? A água também deve ser filtrada para alimentação e banhos. 

6 – Crianças: todo cuidado é pouco

Problemas: Muito cuidado no desenvolvimento das crianças em relação ao líquido que elas vão tomar. Água sem ser filtrada pode ser um grande mal no futuro, sabendo que o efeito do cloro vem ao longo do tempo, nosso corpo fica mais fraco para combater os diversos vírus que se hospedam no nosso organismo. Por isso temos que cuidar das crianças desde cedo levando elas a tomar água filtrada em casa, na escola, viagens e em todos os lugares.

Soluções: Evitar ao máximo o banho no vapor e principalmente nas piscinas (onde a concentração de cloro é super elevada). Você não quer que o futuro do seu(s) filho(s) seja prejudicado por uma falta de cuidado como essa, certo?

7 – Roupas duram mais se lavadas sem cloro

Problemas: Muitos utilizam o cloro puro para lavar as roupas, esse é um dos piores erros. Quando o excesso de calor atinge nosso corpo, a tendência é transpirar e neste exato momento todo o cloro acumulado na sua roupa fica no seu corpo e não sai mais.

Soluções: A melhor opção é utilizar filtros na caixa de água e evitar o cloro puro na lavagem de suas roupas.

Quer saber mais sobre saúde? Acesse:

Elimine o cloro do seu dia a dia e tenha uma vida mais saudável!

Johnathan Pinheiro

Olá, aqui quem fala é o Johnathan Pinheiro, Gerente de Social Mídia na Loja da Família e responsável pelo conteúdo e copywriting dentro da empresa. Apaixonado por empreendedorismo, educação, marketing e livros.