motivacao-oblogdafamilia-1

Motivação: 3 técnicas para mantê-la e alcançar resultados

Precisamos de muita motivação para seguir em frente, caso contrário, não conseguimos alcançar o que desejamos.

Como está a sua motivação no seu dia a dia? Você acorda cedo e animado?!

Muitas vezes na hora de dormir pensamos como será nossa manhã, ou nosso dia seguinte.

Criamos rotinas matinais como: correr ou praticar exercícios, apreciar o nascer do sol, ler um livro, se alimentar de um saudável café da manhã, preparar-se para trabalhar…

Para alguns, isso chega a ser um grande motivo para acordar cedo e cheio de energia, mas, nem sempre funciona assim.

Isso já aconteceu com você?

O celular desperta, você acorda e algo inesperado acontece, aquela motivação que você tinha antes de dormir simplesmente desaparece, e você começa a analisar suas tarefas e promessas na noite anterior.

5 minutos se passam e seu cérebro te impulsiona a ficar mais um pouquinho na cama. De 5 em 5 minutos, chega a hora de ir para o trabalho, e de repente você está atrasado e desesperado, mais uma vez a manhã se passou e aí vem o peso na consciência: “eu não executei nada do que planejei, que pena”…

Você já passou por isso? Se sim, quantas vezes? Chega ser algo tão frustante que a desmotivação perdura durante todo o nosso precioso dia.

Quer mudar esta rotina de uma vez por todas?

Continue lendo para sair dessa saber mais sobre:

  • Como surgiu o conceito de motivação
  • O poder dos rituais e comprometimento
  • Técnicas para se motivar e manter sua motivação ( super importante )
  • Hábitos alimentares que estimulam a Motivação.

Ficou interessado no artigo? Compartilhe nas redes sociais com seus amigos para que eles aprendam as 3 técnicas poderosas para se manter motivado todos os dias, que você descobrirá logo abaixo.

[compartilhamento]

O que é motivação

motivacao-oblogdafamilia-2

 

Para você entender melhor sobre motivação, explicarei os conceitos e princípios com alguns exemplos.

Motivação (do Latim movere, mover) refere-se em psicologia, em etologia e em outras ciências humanas à condição do organismo que influencia a direção (orientação para um objetivo) do comportamento. Ou seja, é o impulso interno que leva à ação (motivo para ação).

Assim, a principal questão da psicologia da motivação é: “por qual motivo o indivíduo se comporta da maneira como ele o faz?”.

O estudo da motivação comporta a busca de princípios (gerais) que nos auxiliem a compreender, por que seres humanos e animais em determinadas situações específicas escolhem, iniciam e mantém determinadas ações.

Quer alcançar resultados de 1 ano em apenas 8 semanas praticando exercícios físicos dentro de casa? Basta clicar aqui e conheça o Sistema Q 48 horas.

Conceitos da Motivação

Motivação se refere ao direcionamento momentâneo do pensamento, da atenção, da ação a um objetivo visto pelo indivíduo como positivo.

Esse direcionamento ativa o comportamento e engloba conceitos tão diversos como anseio, desejo, vontade, esforço, sonho, esperança entre outros.

Segundo o especialista Stephen Robbins, “a motivação é resultante da interação do indivíduo com a situação e seu nível varia tanto de indivíduo para indivíduo, quanto em um mesmo indivíduo, em diferentes situações.”

Sua definição foi dada como o processo que determina a intensidade, a direção e a persistência dos esforços de uma pessoa para alcançar sua meta. Os indivíduos motivados permanecem na realização de suas tarefas até atingirem seus objetivos.

Sem motivos para percorrer este caminho de persistência e esforços, consequentemente a ação não acontecerá, levando a desistência e frustrações.

Como foi citado acima, a motivação se refere ao direcionamento momentâneo do pensamento, da atenção, da ação a um objetivo visto pelo indivíduo como positivo, ou seja, ela surge internamente conectando aos desejos e ansiedades da nossa mente, nos levando a tomar uma ação já projetada.

Rituais de Motivação

  • Matinais
  • Noturnos
  • Adversidades que impendem a motivação

Ritual Matinal

Para alguns, acordar (muito) cedo chega a ser algo fora da realidade, principalmente quando se tem a escolha de levantar um pouco mais tarde. Poderíamos resumir esse ritual matinal como: o segredo para o sucesso.

Os maiores milionários do mundo tem em sua rotina, acordar às 5 da manhã e praticar todas ações definidas e organizadas na noite anterior. Caminhadas, alimentação, as principais prioridades do dia, tanto profissional como pessoal, entre outras.

Você pode estar pensando: “Se eles são tão ricos, por qual motivo ainda trabalham?”. Simples: por sua saúde, ideais, valores e porquês. Assim como os hábitos influenciam no sucesso financeiro e de negócios, o mesmo se aplica para o sucesso na saúde e qualidade de vida.

Acordar cedo é o primeiro passo necessário para a mudança de seus demais hábitos não saudáveis.

Ritual Noturno

Não vê a hora de chegar sexta-feira para ir às baladas e festanças, madrugar e perder o ritmo todo? isso não é nada bom… uma disciplina todas as noites é muito importante.

Durante a semana é preciso dormir mais cedo também, nada de alimentar-se demais antes dos seu sono, nem ficar até altas horas assistindo ou jogando ou lendo. Procure concentrar-se numa noite de descanso para seu dia ter rendimentos melhores, e para você conseguir acordar cedo.

Adversidades que impendem a motivação

Deixar sempre “para depois” é o ato mais comum para desmotivação, mante-se firme no seu objetivo é o grande desafio.

Opiniões de pessoas erradas também te impedem, como: “amanhã todos morreremos mesmo”, ou “até hoje fui assim e não mudo”, “pra que tudo isso” e outros comentários desanimadores que você não dever dar atenção e nem perder seu tempo. Tenha como modelo pessoas que já conseguiram e possam de motivar, e não aquelas que nunca tentaram, não conseguem nada e desmotivam quem está no caminho certo.

E como já diz, adversidades, elas sempre aparecem, mas que sejam para provar que o nosso foco não mudará por motivos desanimadores, obstáculos são feitos para superarmos.

Se você está disposto a superar os seus…

Para praticar estes novos hábitos, mostrarei abaixo 3 técnicas poderosas que te ajudarão muito nessa nova caminhada. Vamos juntos!?

Quer alcançar resultados de 1 ano em apenas 8 semanas praticando exercícios físicos dentro de casa? Basta clicar aqui e conheça o Sistema Q 48 horas.

3 técnicas para manter sua Motivação

motivação-oblogdafamilia

 

Técnica 1 – Padrões de Sono

Imagine que seu cérebro está acostumado com o horário de verão, e no outro dia este horário termina, consequentemente você tem que se acostumar com o novo horário.

Bem, para alguns isso leva 1 semana, para outros 1 mês. Tudo vai depender da programação da sua mente.

Se você enviar a mensagem para seu cérebro que vai acordar às 5:30 da manhã, ele vai processar aquela informação e preparar seu sistema para despertar neste horário, mas só funcionará com a influência da próxima técnica.

O segredo para acordar mais cedo e com energia, tem a influência de vários pontos importantes como: alimentação, energia mental e sleep early.

Não adianta programarmos nosso cérebro para acordar mais cedo se formos dormir às 2 da manhã – “ah, mas eu não tenho tempo para executar as tarefas e ir mais cedo pra cama”.

O termo: “não tenho tempo”, simplesmente não existe. A falta de prioridade e foco é o real segredo por trás dessa desculpa nada produtiva.

Técnica 2 – Sleep Early

O sleep early (dormir mais cedo) é extremamente importante, parece ser algo óbvio, mas é a principal atitude.

Anote as tarefas mais importantes do próximo dia e realize elas nas primeiras horas do seu dia.

Essa é uma técnica simples e super poderosa. Planejamento e organização são as principais aliadas do tempo, sem isso, o tempo parece que “passa mais rápido”.

Planejar o que você vai fazer durante a semana e logo em seguida anotar as 3 prioridades do dia, para concluir o planejamento semanal, é uma técnica extremamente poderosa que gera resultados sensacionais, assim, influenciando fortemente na técnica anterior.

Técnica 3 – O segredo para acordar mais cedo e motivado

Ok, eu anotei tudo, coloquei na prática mas mesmo assim não tenho motivação para levantar da cama “super animado”.

A técnica a seguir, é a base principal para manter as anteriores – O poder do porquê.

Como citamos o poder do porquê neste artigo: É um ponto extremamente importante para que possamos entender cada passo que damos em nossa vida. A motivação necessária para praticar um novo hábito saudável requer um porquê muito forte.

Técnica Extra – Fortaleça seu porquê com palavras

Quando acordamos, nossa mente faz um download de todas as informações de maior prioridade e escassez. Começamos a questionar automaticamente o porquê das ações que iremos tomar naquele momento, (mesmo que sejam mínimas) e qual é o sentido de tudo.

É neste ponto onde você vai tomar consciência das suas ações e se perguntar: Por qual motivo eu acordo cedo? Eu realmente amo o que vou fazer hoje? Quais resultados as rotinas vão trazer para meu sucesso ao longo prazo? A resposta muda de pessoa para pessoa.

Algumas se motivam em seus filhos, outros em seus negócios e projetos, outros no compromisso com o sucesso, outros na sua saúde e qualidade de vida.

Agora, o quê fazer para ter clareza dessas respostas? Simples: fale em voz alta o porquê você faz o que faz assim que acorda, e comece a analisar se aquilo realmente faz sentido para você.

Exemplo: se você tem compromisso em ser um grande exemplo para seu(s) filho(s) e trazer o pão de cada dia para dentro de casa, esse já é um grande motivo para levantar da cama no primeiro toque do despertador e, falar em voz alta o que você ama fazer, quem é você, e quem você quer ser e o porquê de tudo aquilo.

Existe várias definições de motivação e técnicas para isso, mas, a motivação emocional é a que mais faz sentido e gera resultados. Isso define muito nossas ações que levará a uma explosão de motivação diária.

O importante é você criar a sua motivação e seguir em frente!

E agora um bônus para você, veja que interessante isso que descobrimos para facilitar sua motivação:

#Bônus: Alimentos que estimulam a Motivação

motivação alimentar

Saiba 6 deliciosos alimentos para acelerar sua força!

Existem muitos alimentos que podem aumentar sua energia durante a correria do seu dia a dia, e manter a motivação necessária para o seu trabalho ou suas atividades, vamos conhecer 6 deles?

Alimentos como fontes de vitaminas do Complexo B, Vitamina C, Ferro e Magnésio podem melhorar a disposição e garantir a energia necessária para as tarefas do dia:

  • Ovo:
    • Rico em proteínas, vitaminas e colina, o ovo tem papel no ganho de massa muscular, na modulação do sistema imunológico e na saúde cognitiva, melhorando a memória, a qualidade do sono e a disposição.

 

  • Banana:
    • Além de fonte de carboidrato, nutriente energético, é fonte também de potássio. Baixos níveis de potássio estão relacionados a sintomas como fraqueza muscular, cãibras, fadiga e apatia mental. Inclua no cardápio, como opção de lanche, banana amassada com pasta de amendoim ou com amêndoas laminadas.

 

  • Chocolate Amargo
    • Possui cafeína, o que ajuda a manter o corpo em alerta e acelera o metabolismo. Só vale lembrar que ele deve ser consumido com moderação, uma porção de 30 gramas ao dia é o recomendado.

 

  • Lentilha
    • É rica em proteínas, minerais e vitaminas. É rica também em fibras, que aumentam a saciedade e controlam a velocidade de absorção do açúcar, garantindo energia e disposição por mais tempo. Sopa de lentilha é uma refeição deliciosa.

 

  • Aveia
    • É fonte de vitaminas do complexo B, que melhoram os níveis de energia e a disposição. Alem disso é fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico que conferem energia sem levar a picos de insulina.

 

  • Café
    • Se o consumo for moderado, café é um grande aliado da sua disposição diária, pois, age no corpo de primeiro impacto bloqueando os receptores de adenosina, aumentando a atividade cerebral e assim desencadeando uma liberação de adrenalina no corpo. Ou seja, excelente para ser tomado durante a manhã.

Além desses, existem muitos outros alimentos essenciais e deliciosos para seu cardápio ser super saudável e cheio de sabor! Ah, não se esqueça de beber bastante água!

Se você manter uma alimentação saudável alinhada com tudo que passamos até aqui pra você, com toda certeza, sua motivação será plena e seus resultados ainda melhores!

Quer alcançar resultados de 1 ano em apenas 8 semanas praticando exercícios físicos dentro de casa? Basta clicar aqui e conheça o Sistema Q 48 horas.

Conclusão

motivacao-oblogdafamilia-3

A motivação é uma ciência maravilhosa e necessária. Se você aplicar o que foi ensinado neste artigo, estará aumentado gradativamente sua motivação e assim, tudo terá mais sentido na sua vida, para realizar seus objetivos e sonhos e também algumas pequenas tarefas! 🙂

 

“As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente”. – Zig Ziglar.

 

E você?

Conta nos comentários abaixo o que você costuma fazer para manter-se motivado.

Seu comentário pode ajudar diversas pessoas 🙂

Forte abraço e até a próxima.

Johnathan Pinheiro

Olá, aqui quem fala é o Johnathan Pinheiro, Gerente de Social Mídia na Loja da Família e responsável pelo conteúdo e copywriting dentro da empresa. Apaixonado por empreendedorismo, educação, marketing e livros.